5 dicas de marketing omnichannel para público jovem

Esqueça tudo o que você aprendeu sobre conquistar novos clientes, pois quando o público se trata das novas gerações, a inovação precisa ser constante. Utilizar-se do marketing omnichannel, por exemplo, pode proporcionar resultados positivos.

Se você pretende aumentar a relevância da sua marca, saiba que o mundo está mudando e será preciso acompanhar essa evolução. Os jovens são dinâmicos e imediatistas, portanto querem ter acesso aos produtos e serviços de forma prática e eficiente.

Sendo assim, caso ainda esteja enfrentando dificuldades para renovar a imagem da empresa com os chamados “millennials”, preparamos algumas informações imperdíveis para que o seu negócio consiga ser mais atrativo. Acompanhe!

Afinal, o que é marketing omnichannel?

O conceito é simples e basicamente compõe a maioria das ações publicitárias que existem no mercado de varejo atualmente. A estratégia omnichannel consiste em transformar a experiência de compra do consumidor em algo diferenciado e único.

As empresas que optam por uma estrutura desse nível estão um passo à frente de sua concorrência, pois convergem os canais de vendas para que todos atinjam o mesmo objetivo. Essa é uma tendência que permite a utilização maciça do composto de marketing, a fim de que todos os setores falem a mesma língua.

Assim como o sol é o centro do nosso sistema, o cliente deve ser encarado também dessa forma: todas as iniciativas, ações de marketing e processos de divulgação devem orbitar em torno do público-alvo.

Com o omnichannel voltado para os jovens, a intenção é desenvolver uma experiência em que eles não sintam a diferença entre os canais online e offline, podendo transmitir os valores da marca e criando uma autoridade no segmento que atua.

Quais as diferenças entre multichannel, crosschannel e omnichannel?

Embora esse conceito esteja bem difundido entre as organizações, ainda surgem algumas dúvidas com relação a outras vertentes do marketing. Cada processo tem a missão de evoluir para a próxima etapa: o multichannel pode gerar um crosschannel e, consequentemente, um planejamento voltado para o omnichannel.

Quando uma empresa apresenta multicanais, isso quer dizer que ela consegue ofertar os seus produtos ou serviços tanto por meio do site quanto de uma loja física. Entretanto, esses pontos de venda não dialogam e, muitas vezes, há competição entre eles para cumprir as metas estipuladas.

Já no caso do cruzamento de canais, vemos os pontos de vendas se complementando. O cliente pode, por exemplo, comprar uma mercadoria pelo aplicativo e retirar na loja mais próxima de sua residência. Porém, apesar dessa interseção de ações, os canais online e offline não estão na mesma frequência de raciocínio.

Por isso, o conceito de omnichannel é o topo da pirâmide nesse processo, pois além de apresentar vários meios dos clientes interagirem com a empresa, proporciona a integração e a compreensão de que todos precisam auxiliar um ao outro.

Quais dicas para usar o omnichannel com os jovens?

Agora que deixamos claro o que é e qual a importância desse tipo de marketing para conquistar novos consumidores, você deve ter em mente que a opinião e o comportamento do público jovem contam muito em qualquer plano de ação da empresa. Por isso, veja 5 dicas básicas para começar seu planejamento!

1. Formule personas para direcionar suas táticas

Esquematizar apenas uma faixa etária de público acaba sendo uma escolha muito vaga se você quer personalizar as suas estratégias. Por isso, a construção de personas é um excelente princípio para entender em qual terreno se está pisando.

Estabeleça, por meio de pesquisas de mercado, históricos de vendas e outras informações: qual a persona que cumprirá os objetivos do negócio? Estude os aspectos presentes no estilo de vida desse público, as características principais e os seus hábitos de consumo para que qualquer insight no marketing de experiência faça sentido.

2. Apoie eventos diversos

Sabe aquela frase antiga e muito dita no Brasil: “não basta ser pai, tem que participar”? Então, fazendo uma analogia com essa máxima, não é suficiente desenvolver apenas as estratégias, é necessário articular formas de interagir com os clientes.

As empresas que participam de eventos acabam permanecendo na mente desses jovens e viram referência no assunto. Patrocinar festivais de música, baladas e até mesmo encontros de geeks, pode gerar o engajamento que procura para convergir os pontos de venda das suas soluções.

3. Conte com o testemunhal de influenciadores

Provavelmente, não é novidade para os seus times de vendas e marketing que o público jovem está sempre antenado nas mídias sociais. O avanço da tecnologia é responsável pelo reflexo da sociedade atual e aqueles que fazem sucesso no YouTube, Facebook, Instagram e demais redes são, muitas vezes, idolatrados por esse público.

Visando aumentar suas vendas, jamais desperdice a oportunidade de firmar parcerias e posicionar sua marca nos canais que mobilizam a atenção dos jovens. Um merchandising bem desenvolvido pode ocasionar a vontade do usuário em conhecer aquele produto, pois ele confia na autoridade dos influenciadores digitais.

4. Faça ações promocionais para gerar relacionamento

Para que a estratégia de marketing omnichannel tenha eficiência, não basta apenas pensar em planos para atração do público jovem, mas criar um relacionamento e proporcionar algo em troca também. Entenda que a comunicação precisa integrar os locais onde eles estão presentes.

A empresa de bebidas Johnnie Walker, por exemplo, fez uma bela ação promocional em sua fanpage, em que os vencedores de um concurso cultural foram contemplados com ingressos para o GP Brasil de Fórmula 1. Com isso, a empresa conseguiu gerar 40 mil interações em seu Facebook e divulgou seu produto de maneira simples.

5. Aproveite memes e virais da internet

Talvez você não tenha reparado ainda, mas os memes e os virais tomaram a internet de uma tal forma que fica inconcebível uma empresa não se aproveitar disso. Os jovens gostam de interagir com os amigos e conhecidos, compartilhar posts e rir do que aparece nas redes sociais.

Logo, as empresas precisam prestar atenção nas tendências para poder incorporar o conteúdo nas estratégias de marketing. Uma publicação unindo algum meme e uma promoção da marca é capaz de atrair o público-alvo para acessar o site ou até mesmo visitar a loja física.

Por fim, visualize a jornada de marketing omnichannel como pequenos projetos que devem ser implantados a fim de atrair, converter, encantar e fidelizar os jovens. Também não se esqueça de contar com agências especializadas no assunto para criar as melhores táticas e alcançar os objetivos do seu negócio.

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