A opinião do público jovem importa! Entenda por que você deve ouvi-la

Investir no público jovem faz parte de uma ótima estratégia comercial! Afinal, esse público deseja novidades e usa a influência para compartilhar com os amigos as novas descobertas. Além disso, se os serviços ou produtos da sua empresa forem considerados realmente vantajosos pelos jovens, a sua marca ganhará fãs engajados e promotores nas redes sociais.

Neste post, você vai ver qual a importância de dialogar com esse público e conhecer as principais vantagens de entender e ouvir o que ele pensa. Isso poderá modificar a forma com que seu negócio é visto e ainda aumentar o faturamento. Pronto para dar mais atenção aos jovens? Boa leitura!

Engajar é ainda melhor que viralizar

A melhor estratégia para uma empresa se aproximar do público jovem envolve apenas a utilização de memes e gírias da moda, certo? Errado! Essa pode ser a prática mais fácil, mas apenas isso não trará os resultados esperados. Uma linguagem mais informal tem alto poder de atrair e cativar os jovens, assim como o uso de memes que estejam em alta. Mas os jovens também querem expressar suas opiniões e serem ouvidos. Por isso, é necessário entender quais são as suas demandas, preocupações e dificuldades.

É claro que entrar na onda dos virais vai garantir visibilidade e engajamento para a sua marca, mas isso tudo pode ser momentâneo assim como a “validade” da maioria dos memes. Dessa forma, invista em diálogo por meio de conteúdos interativos. Além de conhecer melhor o seu público, você vai construir um bom relacionamento com ele.

Vantagens de investir no público jovem

Convencer a juventude quanto às qualidades de um serviço ou produto marca pode alterar também os hábitos de consumo de toda uma sociedade. Isso porque eles estão cada vez mais influenciadores, inovadores e exigentes. Entenda melhor os 3 principais motivos para você ouvir esse público:

1. Influenciam as decisões de compra

É inegável que os jovens influenciam os padrões de compra de amigos e familiares. Para comprovar isso, uma pesquisa realizada pela IBM (empresa americana da área de tecnologia da informação) revela que 9 entre 10 indivíduos da geração Z (têm entre 13 e 21 anos de idade) têm o poder de transformar as decisões de compra dos pais.

A mesma pesquisa traça o perfil do público jovem com informações valiosas. Itens como comida, bebida e mobília para o lar são os que mais recebem a influência do público jovem. Além disso, cerca de 60% dos entrevistados afirmam que desistem imediatamente da compra se o site ou aplicativo da empresa pesquisada tiver funcionalidade complicada ou demore demais para carregar.

2. Modificam os hábitos de consumo

Os jovens revolucionaram os hábitos de consumo, desde a forma de comunicação até os principais meios de compra e pagamento. Por isso, suas principais inquietudes devem ser consideradas não só em suas estratégias de marketing, mas também na criação e disponibilização de novos produtos.

Os principais hábitos da juventude passam por uma maior tendência a comprar dispositivos caros, mas que prezam mais pela funcionalidade, como é o caso de TVs inteligentes e smartphones topos de linha. Eles ainda têm a leitura como hábito, embora consumam apenas o conteúdo que julguem realmente relevante, e em sua maioria desejam ser mais atrativos e bonitos.

Considerando tais dados, outro motivo para você considerar a visão de mundo do jovem é o impacto que ele causa na cultura e nas formas de consumo. Por isso, ouvir esse público garante que, além de atraí-lo, sua empresa estará conectada com valores que provavelmente serão mais usados no futuro. Um exemplo disso é a utilização de dispositivos móveis por outras gerações. Mesmo pessoas mais velhas têm lidado essas tecnologias e feito suas pesquisas na internet.

3. São mais exigentes

Por fim, outro motivo para que sua empresa dê atenção aos jovens é o seu alto nível de exigência. Assim, caso seu negócio não atente aos padrões de qualidade e características que eles acreditam ser essenciais, seu produto poderá ser alvo de críticas, principalmente nas redes sociais.

Como os jovens pesquisam mais antes de comprar algum item, querem fazer aquisições certeiras e que correspondam às suas expectativas. Além disso, têm um senso cada vez maior de proteção ecológica, preferindo produtos que agridam menos o meio ambiente.

Sendo assim, compreender o público jovem é essencial para que seus produtos e/ou serviços possam atraí-los, o que poderá influenciar toda sociedade. Mais do que isso, sua empresa conseguirá antecipar hábitos e tendências que chegarão ao mercado posteriormente.

Você tem dificuldade para entender as principais demandas dos jovens? Entre em contato conosco e veja como uma agência especializada em lidar com esse público pode ajudá-lo a melhorar seus resultados.

 

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