Como se comunicar com os jovens: existe uma fórmula secreta?

Os jovens ditam moda, promovem hits, definem carreira, interagem nas redes sociais, influenciam pessoas, compram produtos e serviços. Cercados pela tecnologia, ajudam a propagar ideias e consumo de conteúdos. Por isso, saber comunicar com esse público é essencial para mudar o rumo da rentabilidade organizacional.

A “geração da internet” movimenta cerca de US$ 2.4 tri só nos EUA. No Brasil, esse poder de compra também é destaque, ultrapassando os R$ 260 bilhões.

Com elevado poder de compra e capacidade de influenciar outras pessoas, esse público precisa estar no plano de comunicação da empresa. Mas, existe fórmula secreta para se comunicar com jovens? Continue a leitura até o fim para descobrir!

Por que é importante acompanhar tendências?

A resposta é curta e objetiva: para manter a atualização em dia. A internet elevou a frequência dessas mudanças. Por isso, não se atualizar é perder espaço para a concorrência.

Quem um dia imaginou que a Netiflix dominaria as locadoras de vídeo? Ou que os taxistas disputariam a atenção dos passageiros com os motoristas do Uber?

Ou seja, a disrupção é uma característica marcante dos jovens atuais. Afinal, eles têm pressa, são movidos por resultados e prezam pela experiência. Logo, a comunicação precisa ir além de um folhetim atrativo ou de um comercial publicitário cheio de efeitos.

  • Quem são?
  • O que fazem?
  • O que querem?
  • O que pensam?
  • Como querem?

Tais perguntas são fundamentais para alinhar o discurso, porque o consumidor almeja ser único, então, o melhor jeito de conhecê-lo é por meio de atualizações frequentes, que melhoram o relacionamento, otimizam os processos, potencializam a produtividade e, consequentemente, vendem mais.

Qual é o papel das redes sociais?

Cerca de 3 bilhões de pessoas no mundo fazem parte de alguma rede social na internet. Isso representa, aproximadamente, 40% da população mundial. Só o Facebook possui 2 bilhões de adeptos, ou seja, esses ambientes tendem a ser altamente promissores se as ferramentas forem usadas da forma correta.

Só no Brasil, 94% dos jovens utilizam Facebook, 84% possuem Whatsapp, enquanto 85% participam do YouTube. A maioria deles usa o celular para acessar essas plataformas. Portanto, sem um design responsivo aliado à comunicação efetiva é praticamente impossível prender a atenção da juventude.

Se você ou a sua empresa contam com um time especializado para lidar com o público online nesses limites, então, aproveite a oportunidade de estreitar relacionamento com essa turma ativa, autêntica e influenciadora.

Quais marcas obtiveram sucesso por comunicar com jovens?

A verdade é um dos princípios fundamentais para mantê-los leais. Afinal, os jovens estão abertos a uma comunicação transparente e curtem a ideia de compartilhar vivências significativas. Nesse quesito, algumas marcas só têm a comemorar.

Burger King

Depois de ser caçoado pelos colegas por ter ido ao Burguer King para comemorar o primeiro gol como profissional no time do Corinthians, o jogador Pedrinho ganhou um lanche para homenageá-lo. A empresa aproveitou o burburinho nas redes sociais e criou o Whoppedrinho.

Wendy’s

Essa é outra rede de fast food que não perdeu tempo. A pergunta inusitada, via Twitter, do americano Carter Wilkerson, rendeu a ele lanche especial. O menino queria saber quantos retuítes eram necessários para ganhar um ano de nuggets.

Comunicar com jovens é preciso, porque mostra a evolução da marca frente às transformações. Afinal, eles são os protagonistas desta geração que quer interagir e ser ouvida.

Quer ficar por dentro de outros assuntos como este? Acompanhe as nossas publicações pelo TwitterInstagram e Facebook.

 

  • Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agência Euphoria 2017 - © Todos os direitos reservados