Consumo sustentável: você pratica?

Em tempos de consumo exagerado e degradação do meio ambiente, surgiu uma alternativa para preservar a natureza: o consumo sustentável.

E o Brasil está à frente dessa tendência: uma pesquisa realizada pela rede MTV em 14 países apontou a juventude brasileira como a segunda mais preocupada com o meio ambiente. São nada menos do que 74% dos brasileiros, entre 8 e 18 anos, que estão atentos e receosos sobre problemas como a poluição ambiental e as mudanças climáticas.

Essa atitude nos traz não apenas uma grande esperança para o futuro, mas também aponta para novas formas de fazer negócios e de guiar a comunicação da sua empresa. Pare e reflita: seu produto ou serviço está adaptado para este novo consumo sustentável?

Se você ainda não conhece bem esse conceito nem sabe como colocá-lo em prática, veja abaixo algumas dicas!

O que é consumo sustentável?

O consumo sustentável (também conhecido como consumo responsável, consciente ou verde) se refere à escolha, por parte do consumidor, de produtos ou serviços que geram menos impacto para o meio ambiente, desde a sua forma de produção até o descarte.

Esses novos hábitos de consumo visam principalmente o uso racional dos recursos naturais, a redução do desperdício, a poluição e os impactos negativos para o planeta, protegendo as gerações de agora e do futuro.

Se o seu negócio ainda não está alinhado a essa tendência, vale a pena conhecer ideias que você pode aplicar desde já, aproximando-se desse público engajado e agregando valor à sua marca — e é sobre isso que falaremos no próximo tópico!

Como incentivar essa atitude?

Ofereça locais para descarte

Seja qual for o seu negócio, disponibilize, em sua loja física, espaços adequados para separação e descarte de lixo (secos e úmidos).

Se no seu ramo o uso de objetos nocivos ao meio ambiente for indispensável (como pilhas e baterias), faça uma campanha de conscientização e espalhe pontos de coleta por locais públicos, como shoppings centers e praças. Recolha esse material com frequência e faça o descarte correto, mostrando a sua ação nas redes sociais para quem quiser acompanhar.

Use menos plásticos

Com um período de decomposição que varia entre 100 e 400 anos, as sacolas plásticas são uma das maiores vilãs dos nossos tempos.

Se você quer ajudar a livrar o meio ambiente dessa preocupação, troque as suas embalagens por opções de papel ou substitua-as por sacolas biodegradáveis ou feitas com materiais renováveis. O custo é realmente um pouco maior, mas proteger o planeta e fortalecer a sua marca ao mesmo tempo não tem preço.

Outra opção que pode trazer engajamento para a sua marca é produzir uma linha própria de ecobags com o estilo dos seus clientes, oferecendo-as como brinde ou vendendo-as a preços acessíveis no seu estabelecimento.

Produza com novos materiais

Os jovens de hoje estão bastante atentos à origem do produto que consomem. Além de optarem por opções não poluentes e que durarão mais, eles também estão de olho em fatores como crueldade com os animais e proteção das florestas.

Aproveite a riqueza do nosso país e descubra novos materiais para agregar à sua produção, desde fibras naturais a produtos de origem vegetal. Há empresas, por exemplo, fazendo peças de roupas com garrafas pet e botões de cannabis ruderalis, uma planta similar à cannabis sativa.

Aposte na energia limpa

Energia limpa é aquela que, durante o processo de produção ou consumo, libera o mínimo possível de resíduos e gases poluentes geradores do efeito estufa e do aquecimento global. Entre essas formas de energia renováveis, podemos destacar a energia solar, eólica (ventos), geotérmica (energia a partir do vapor gerado em reservatórios subterrâneos de magma), maremotriz (ondas do mar) e hidráulica (águas).

Como você viu, são várias as opções para as empresas que buscam proteger o meio ambiente e que estão atentas às tendências de consumo. Lembre-se que o consumidor entende a importância do consumo sustentável e dá, sim, valor e preferência às marcas que compartilham dessa responsabilidade.

E a sua empresa, já pratica alguma ação direcionada ao consumo verde? Conhece algum exemplo que não citamos? Compartilhe com a gente aqui nos comentários para trocarmos ideias e colocarmos em prática!

 

  • Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agência Euphoria 2017 - © Todos os direitos reservados