Endomarketing: 3 ações para engajamento de jovens colaboradores

Você já ouviu falar de endomarketing? As ações direcionadas para o engajamento e para a retenção de talentos surge em um momento em que os jovens estão mais preocupados com a realização profissional e pessoal do que com a condição financeira — eles buscam por empregos flexíveis, onde podem expressar sua opinião e abusar da criatividade.

A geração Z chega ao mercado de trabalho alterando os vínculos e padrões organizacionais. Extremamente conectados e cheio de ideias novas, eles querem fazer a diferença. Os jovens dessa nova era são mais preocupados com as condições de trabalho e com o clima organizacional do que com status e cargos de alta hierarquia, por exemplo.

Não à toa, é comum vê-los mudando de emprego frequentemente, gerando um alto índice de turnover nas empresas, isto é, uma alta rotatividade dos colaboradores. É diante desse cenário que surge a importância de criar estratégias diferenciadas de endomarketing, capazes de tornar os jovens colaboradores mais satisfeitos e engajados.

Assim, eles vestirão, de fato, a camisa da organização, compartilhando os valores e ideais da instituição e aumentando a relevância da marca. Quer saber como? Então continue a leitura!

1. Investir na tecnologia

Antes diferencial, hoje pré-requisito! A tecnologia se tornou essencial nas empresas, uma vez que ela é responsável não só por agilizar os processos e otimizar o tempo, mas também por melhorar a experiência tanto dos clientes quanto dos colaboradores.

Os aparatos tecnológicos reduzem os processos burocráticos, tornando o dia a dia organizacional mais simples. Nesse sentido, é importante frisar que o uso da tecnologia permite mais efetividade no trabalho como um todo.

2. Estimular a motivação

Ter um ambiente acolhedor, que motiva e incentiva a cooperação entre os colaboradores também deve ser um dos objetivos da organização. O motivo? Uma equipe mais satisfeita normalmente tem um melhor rendimento, o que significa o alcance de resultados mais significativos para a empresa.

Por isso, não pense duas vezes para criar um ambiente harmonioso. Quer algumas dicas? Que tal, por exemplo, montar uma sala de entretenimento, com jogos de tabuleiro, televisão, sinuca, espaço para leitura e uma poltrona de massagem? Além de aliviar as tensões diárias, esse ambiente ajudará na interação entre os membros.

Mas não pare por aí! Lembre-se de que reconhecer e valorizar o serviço prestado pelos colaboradores é essencial, tornando-os mais motivados. Deixe claro, então, que o trabalho de cada um é fundamental para a consolidação e sucesso da empresa.

3. Apostar na comunicação

Outro ponto crucial para a geração Z é a comunicação. Eles prezam por um diálogo horizontal. Isto é: eles querem ter liberdade para conversar, de igual para igual, com os demais integrantes dos times — sejam eles da mesma posição hierárquica, sejam eles seus superiores.

Nesse sentido, o alto escalão administrativo deve manter um diálogo aberto e claro com toda a equipe. Em vez de impor ordens e regras, o recomendado é solicitar a opinião dos colaboradores jovens, deixando um espaço para que eles proponham novas ideias e participem efetivamente das decisões. Essa simples ação vai garantir pontos extras com o time e até mesmo contribuir com o clima organizacional.

Pode apostar: ao colocar em prática tais ações de endomarketing, você terá uma equipe mais entrosada e que desenvolverá um sentimento de identificação com a marca, fator que contribuirá para o rendimento e diminuirá a rotatividade dos jovens colaboradores.

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