Influenciadores digitais: como falam com o público mais jovem?

Kéfera, Felipe Neto e Whindersson Nunes, o que esses nomes têm em comum? Fácil! Todos são youtubers que ganharam fama e destaque nacional. Aliás, o último está atualmente na 10ª posição entre os canais com mais números de seguidores do mundo. O piauiense, com seu jeito brincalhão e extrovertido, atraiu milhares de seguidores, sendo incluído na seleta lista dos Under 30 da Forbes Brasil.

Utilizando de uma linguagem própria  como se fossem amigos do telespectador , essas personalidades arrastam multidões, publicando conteúdos abrangentes, abordando desde beleza, moda, saúde e música até coisas banais do cotidiano. O segredo não está no tema abordado, mas sim na forma como se expressam. Afinal, eles passam a tão valorizada imagem de “gente como a gente”. 

É diante desse cenário que eles se tornaram influenciadores digitais. O motivo? Os seus seguidores querem ter uma vida similar. Em outras palavras: todos os produtos utilizados pelos youtubers são alvos de desejo do público, que quer ter o mesmo estilo de roupa, frequentar os mesmos lugares e adquirir as mesmas mercadorias. Como o próprio nome sugere, eles influenciam os gostos e comportamentos das pessoas. Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Vale a pena investir em influenciadores digitais?

Como profissional da área de comunicação, você já sabe que publicidade e marketing, em geral, não é um custo e sim um investimento. A longo prazo, os retornos podem ser significativos para a empresa. Até porque não adianta apresentar um serviço de qualidade, produtos diferenciados e uma infraestrutura de destaque, mas pecar na divulgação. Já dizia a sabedoria popular: quem não é visto, não é lembrado!

O mesmo raciocínio vale para a questão dos influenciadores digitais, já que eles aumentam a relevância da marca, tornando-a mais conhecida no mercado. Isso porque eles alcançam um número maior de pessoas, por meio de uma linguagem diferenciada, transmitindo uma ideia de proximidade, sendo capaz de influenciar diretamente no consumo.

Mas, assim como as demais ações de marketing, é preciso estudar o mercado e elaborar um panejamento condizente com a realidade do negócio. 

Como escolher um influenciador digital?

Está convencido de que o influenciador digital vai agregar valor à marca, mas não sabe como escolhê-lo? Confira as nossas dicas: 

Conheça as particularidades da pessoa

Seja uma celebridade ou um youtuber, antes de selecionar um influenciador digital, faça uma pesquisa detalhada sobre os gostos, medos, anseios e expectativas dele. Em outras palavras: conheça mais a fundo a pessoa.

Lembre-se de que não só o rosto, mas que toda a história, conduta e ideologias da pessoa estarão associadas à sua marca. E você não quer correr o risco de fechar uma parceria com alguém que tenha valores e ideias que não são compatíveis com as da empresa, não é mesmo?

Analise os números

Outro ponto que merece atenção é os números. Quantas curtidas o digital influencer tem em sua fanpage? Qual o número de inscritos no seu canal do youtube? Qual a periodicidade das publicações? Os vídeos possuem um número expressivo de visualizações? Todos esses questionamentos devem ser respondidos, antes de tomar a sua decisão.

Mas não pare por aí! Analise também o tipo de abordagem e linguagem adotada por ele. Se você tem o intuito de dialogar com um público jovem, não faz sentido apostar em um influenciador digital que tem uma postura séria e ideias ultrapassadas, concorda? 

Além do mais, tente criar um relacionamento com ele e apresente, claramente, os seus produtos, serviços e a empresa como um todo. Assim, ele terá embasamento para abordar o assunto.

Entretanto, não se esqueça de respeitar a forma que ele tem de se comunicar com o público. Não cometa o erro, por exemplo, de tentar escrever um script, pois, provavelmente, não será seguido. Afinal, o digital influencer já tem um público fiel, que foi conquistado pela sua personalidade e irreverência. 

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