Marketing esportivo: 4 vantagens para aplicar e atingir os jovens

Sobre o conceito de Marketing, as ferramentas necessárias para implantá-lo e como ele é útil para aproximar sua marca do público jovem, você já deve ter uma noção, não é verdade? Só que como isso se aplicaria no caso do marketing esportivo?

Esse conceito começou lá nos EUA, por volta da década de 1920, e teve como percursora a empresa Hillerich & Bradsby, que produziu tacos de beisebol na época. Basicamente, essa segmentação do Marketing tem a finalidade de gerar negócios usufruindo do ambiente esportivo.

Com uma boa estratégia é possível envolver e atrair as atuais gerações em torno de uma marca específica, afinal, o esporte reflete a alma do jovem. Para entender melhor, acompanhe a leitura e veja 4 vantagens sobre o marketing esportivo!

1. Oportunidade de divulgar a marca

Provavelmente, você já deve ter notado alguma placa publicitária, banner, anúncio pelo sistema de som ou qualquer outra tática de uma empresa para chamar atenção do público em um jogo de futebol, certo? O investimento em marketing esportivo é capaz de aumentar a relevância da marca e gerar retorno sobre as vendas.

O esporte é a junção de três pilares que impactam os jovens de maneira positiva: o entretenimento, a paixão e a emoção. Uma empresa que sabe trabalhar com isso, consegue não apenas realizar uma campanha para se fazer presente, mas mostrar para as pessoas que está lado a lado com o que realmente lhes interessa.

2. Chance de capitalizar apoio e fidelidade

A opinião do público jovem conta muito e disso já sabemos, só que, além disso, os jovens gostam de demonstrar o seu apoio em algo que mexe com suas emoções. Inegável reparar que as empresas que utilizam dessa estratégia acabam ficando em evidência e mobilizando os consumidores a comprar os produtos ou serviços.

O esporte exerce uma influência enorme na vida das pessoas e os torcedores gostam de evidenciar que são fãs de um determinado clube ou um jogador específico. Por isso, não abrem mão de adquirir aquilo que os deixa próximos de suas referências.

3. Custos de divulgação reduzidos

Partindo do princípio que o marketing esportivo é uma excelente alternativa para engajar o público-alvo e mostrar autoridade no mercado, perceba que a divulgação da marca é feita com mais afinco e, muitas vezes, sem gastar um tostão por isso.

Quando uma organização fecha um contrato com um evento, clube ou atleta, a chance de replicar as campanhas é muito grande. Isso pode ser um grande trunfo dentro de uma estratégia omnichannel, por exemplo, pois os jovens podem viralizar, de forma orgânica, campanhas em que a sua empresa esteja envolvida diretamente.

4. Potencial de aliar o sucesso do esporte com a marca

Mais do que apreciar um entretenimento e curtir os jogos, os jovens acabam guardando na memória aquelas empresas que estiveram presente na vida dos clubes ou atletas que gostam. Essa associação é nítida e os consumidores ainda podem considerar que a marca foi responsável pelo sucesso do time.

Criar um relacionamento instigante com os jovens pode proporcionar uma valorização do negócio no mercado. Pois, se esse público está em estado de graça com o clube que ama, consequentemente, as empresas que o apoiaram serão lembradas e recomendadas positivamente.

Para finalizar, com relação ao marketing esportivo, existe um grande case de sucesso entre os jovens que é a Faculdade das Américas. Após se aliar à Sociedade Esportiva Palmeiras e disponibilizar bolsas para sócios do clube, o número de matrículas aumentou e, consequentemente, o retorno foi o melhor possível quanto ao lucro.

Percebeu como o marketing esportivo voltado para o público jovem pode ser vantajoso para o seu negócio? Você pode ter sua marca associada ao sucesso, ter um aumento nas vendas, redução dos custos para publicidade, e além disso um público fiel à sua marca.

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