O que é Below The Line Marketing? Quais suas vantagens?

O profissional de marketing vive em constantes atualizações de conteúdo, porque, especialmente hoje, o perfil do consumidor passa por alterações frequentes. Então, para se relacionar com diversos públicos, de preferências variadas, é preciso ter jogo de cintura. Por isso, daremos a você mais uma opção estratégica: Below The Line Marketing (BTL).

Se os clientes em potencial da sua empresa são os jovens, essa técnica é mais do que bem-vinda, porque as ações tendem a ser dinâmicas e criativas. Logo, despertam mais facilmente o interesse dos millennials ou geração Y, que curtem a ideia de estratégias autênticas e inovadoras.

Você pode utilizar mídias incríveis, além da internet, para chamar a atenção deles. Se quiser saber um pouco mais sobre o assunto, continue a leitura e descubra as vantagens desse tipo de tática.

O que é Below The Line Marketing?

Na tradução do inglês para o português, BTL quer dizer “abaixo da linha”. Olhando assim, parece não fazer sentido algum, não é mesmo? Porém, saiba que esse conceito estratégico é muito importante para estabelecer um relacionamento interpessoal com os clientes, sobretudo, com os jovens.

Nesse formato, a comunicação é trabalhada de um jeito alternativo, no sentido de promover um relacionamento mais próximo. Isso significa que foge completamente do padrão estabelecido pelas mídias tradicionais (TV, rádio, cinema, jornal impresso, revista, outdoor, banners). No geral, as ações são desenvolvidas por meio de:

  • marketing de guerrilha;
  • marketing de relacionamento;
  • venda direta;
  • mídias sociais;
  • relações públicas;
  • exposições;
  • feiras;
  • patrocínio;
  • mobile.

Enfim, é o tipo de investimento que gera impacto, foge do convencional e ainda tende a ser mais barato.

O que é Above The Line Marketing (ATL)?

Se a BTL está abaixo, a ATL está “acima da linha”. Isso quer dizer que os meios clássicos de informação são utilizados como suporte principal na veiculação de conteúdos publicitários. Sendo assim, o objetivo dessa estratégia consiste em atingir o máximo de pessoas possível, sem qualquer tipo de filtro ou segmentação, já que ela é considerada um mecanismo de divulgação de massa.

Dessa forma, um comercial veiculado na TV chega à casa de todos que estiverem sintonizados no momento. Porém, o investimento é alto e não é fácil mensurar, com exatidão, o retorno do lucro. Apesar disso, esse sistema ainda é um dos mais importantes em termos de posicionamento e fortalecimento de marca.

Quais as vantagens da estratégia Below The Line Marketing?

Na era do cliente, a experiência positiva tende a gerar mais resultados, porque esse é um fator significativo de fidelização. Portanto, a depender do público em potencial, a BTL acaba trazendo mais benefícios, pois abre espaço para as pessoas se aproximarem.

Lembre-se de que o consumidor aprendeu a ser protagonista, sendo assim, use isso a seu favor. Além do mais, esse conceito é ideal para as empresas cujo orçamento é mais apertado, porque, com criatividade e planejamento, é possível gerar burburinhos e conquistar novos adeptos.

O modo como as pessoas consomem informação mudou, sobretudo, com o advento da internet. Hoje em dia, não basta ter apenas uma verba generosa para investir. O público está mais exigente e espera que as marcas o surpreenda. Portanto, a tática Below The Line Marketing é a estratégia ideal para potencializar a experiência do cliente.

Este conteúdo ajudou você entender a ideia de Below The Line Marketing? Então, divida a experiência com outras pessoas, compartilhando-o nas redes sociais!

 

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