O que é brand experience e qual a importância dela para o público jovem?

O brand experience é um formato muito usado entre as grandes marcas porque, além de gerar experiências de consumo fantásticas, também abre vantagem competitiva frente a concorrência, pois valoriza as propostas organizacionais, levando-as a um grau de aceitação e interação melhores.

Recentemente, a gigante Google realizou um estudo de comportamento com os jovens americanos, entre 13 e 24 anos, intitulado de “It’s Lit: A guide to what teens think is cool”.

O pesquisa tinha o objetivo de revelar as marcas mais descoladas, do ponto de vista deles. Nomes como YouTube, Netflix, Nike, Google, Playstation, foram unânimes entre os entrevistados.

No Brasil, ainda não há um levantamento específico sobre isso. No entanto, Coca-cola, Apple e Nestlé se destacam entre as queridinhas da geração Y ou millennials. Neste artigo, você ficará por dentro da importância deste tema para os negócios. Vamos lá?

O que é brand experience?

Trata-se de um conjunto de fatores sensoriais, afetivos, comportamentais e intelectuais, cujo objetivo é provocar reações imediatas nos consumidores. A estratégia pode ser trabalhada levando em consideração alguns pontos fundamentais, que ajudam a unificar a proposta de valor:

  • personalidade: posicionamento no mercado;

  • promessa inovadora: soluções arrojadas e descomplicadas;

  • identidade visual: design como elemento agregador;

  • atendimento caloroso: comprometimento com o cliente.

Qual a importância do brand experience para o público jovem?

Se os millennials têm as suas preferidas, a geração Z não fica atrás. Apesar da pouca idade, eles não abrem mão das marcas diferentes e engajadas, uma vez que a maioria deles valoriza o princípio de manifestação pessoal. Ou seja, a comunicação precisa demonstrar atitude e fugir do comum.

Investir na estratégia do brand experience é uma forma de alinhar a mensagem para atrair e fidelizar esse público. Em outras palavras, é preciso comprometimento, isso porque estamos falando de consumidores participativos e influenciadores.

Nesse caso, é importante os gestores se atentarem para as experiências deles, a fim de que seja possível gerar interações, que motivem a lealdade dos envolvidos. Isso, no fim das contas, aumenta o valor de percepção da marca, facilita a venda e, ainda, gera menos custos com as campanhas de marketing.

Que marcas fazem sucesso com a estratégia de brand experience?

Levando isso para um lado do entretenimento, podemos citar alguns nomes que fazem sucesso com o público jovem e abrem espaço para exposição estratégica de outras organizações.

Rock in Rio

Além de ser considerado um dos maiores festivais de música do mundo, o evento também é palco para diversas ações voltadas à ativação de marcas. Para que você tenha uma ideia, em 2015, a Chilli Beans marcou presença com uma montanha russa, que divertiu o público do início ao fim.

No último festival foi a vez das casas da NBA e Coca-cola, além da tirolesa da Heineken e roda gigante do Itaú. Ao que tudo indica, essas ativações têm gerado resultados surpreendentes para as empresas integrantes.

Lollapalooza

As marcas também fazem o show nesses eventos, por isso, muitas delas têm investido pesado para se fortalecerem entre a galera mais jovem.

A Skol, umas das patrocinadoras oficiais do Lollapalooza, já envolveu o público em um cenário para lá de criativo. A vitrola gigante com cerca de 700 metros serviu para reposicionar o “Turn the music ON”, do Skol Records.

O brand experience é um conceito estratégico que permite às marcas redesenharem suas propostas, alinhando-as aos interesses do público em potencial. Levando em conta que estamos vivendo a “era do cliente”, a tática se torna essencial para ganhar diferencial e vantagem competitiva.

A sua empresa já utiliza o brand experience como estratégia? Quer descobrir como podemos ajudar? Entre em contato com a gente!

 

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