O que é Live Marketing e Marketing Promocional?

Para gerenciar as campanhas de uma empresa a fim de aproximar sua marca do público jovem, é necessário muito mais do que apenas criatividade e com isso você há de concordar. Deve-se entender alguns conceitos, tais como o Live Marketing.

O mundo está mudando e a forma de atrair a atenção das pessoas que podem se interessar pelo seu negócio precisa ser bem planejada. Os consumidores estão mais atentos e, com as informações na palma da mão, a venda deve ser eficaz.

Qualquer gestor que pretende criar uma percepção melhor do público com a marca tem que se preocupar com os meios para alcançar isso. Acompanhe a leitura e entenda um pouco melhor o que o Live Marketing tem a ver com isso!

O que exatamente é o Live Marketing?

Com tantas segmentações que o Marketing tem, é até normal se perder um pouco e não compreender alguns significados, mas calma! Vamos esclarecer o que há de principal nessa tendência da estratégia omnichannel.

O termo bellow the line, ou “abaixo da linha” se preferir, era utilizado antes para designar ações que não tinham como objetivo a comunicação de massa. Só que a expressão dava um ar meio depreciativo para as empresas, até que Júlio Feijó Neto, criador do Promoview, modificou o conceito no Brasil para Live Marketing.

Basicamente, consiste em ações implementadas ao vivo com os consumidores, tendo o foco em desenvolver uma experiência inesquecível para o público. Sua intenção é ampliar a interação e, consequentemente, gerar certa empatia.

Existem diferenças entre o Live Marketing e o Marketing Promocional?

De maneira geral, as diferenças não são muitas entre um e outro, mas podemos subentender que o Marketing Promocional dá lugar ao Live Marketing na escala evolutiva. Enquanto o primeiro significa qualquer atitude de ofertar um produto ou serviço com o propósito de aumentar a relevância da marca, o segundo tem a intenção não apenas de atrair os clientes de forma criativa e potencializar uma vantagem competitiva para as empresas diante das concorrentes, como também de desenvolver maneiras de tornar a venda de suas soluções uma experiência de consumo.

Para que você tenha em mente a diferença exata entre ambos, vamos imaginar que uma empresa de cosméticos queira usar as duas formas. No Marketing Promocional, poderiam ser distribuídos, em encontros de blogueiras por exemplo, folhetos sobre algum creme, oferecendo descontos exclusivos para quem apresentasse o informativo.

No entanto, o Live Marketing seria algo mais elaborado e com uma sensação diferenciada, utilizando a montagem de um estande onde esse público pudesse experimentar o creme em questão para comprovar sua qualidade.

Quais os principais cases de sucesso que temos no Brasil?

Algumas campanhas de Live Marketing realmente mexem com a opinião do público jovem e podem ser usadas como exemplo nessa área. Na edição do Rock in Rio do ano passado, a Coca-Cola e a Heineken deram um show no assunto ao proporcionar, aos visitantes, ativações que mexessem com as sensações, são elas:

  • espaço exclusivo para os participantes interagirem e até tocarem algum instrumento;
  • copos colecionáveis;
  • aventura em uma tirolesa;
  • compartilhamento de hashtags para escolher as músicas que os jovens queriam ouvir.

No festival Lollapalloza, a Chevrolet utilizou do espaço para a divulgação do modelo Onix, como já tinha feito em outras edições. Em 2017, a montadora de carros colocou, no espaço próximo ao palco, brinquedos ao melhor estilo Playcenter e ainda um estúdio de tatuagens para os jovens aproveitarem.

Para encerrar, é importante lembrar que os recursos financeiros empregados em Live Marketing vão depender muito de qual ação se pretende colocar em prática, mas, se quiser os holofotes posicionados para a empresa que representa, vale a pena investir!

Gostou das informações colocadas no texto sobre Live Marketing? Então continue com a visita em nosso blog e leia também sobre o consumo sustentável para melhorar cada vez mais as ativações da empresa! 

 

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