O que é Marketing de ativação? Conheça 4 cases de sucesso e entenda

Imagine os últimos grandes eventos que vimos na TV, jornais e web. Copa do Mundo, Olimpíadas, Rock in Rio, até mesmo festas, como o Carnaval, têm algo comum que os unem: o marketing de ativação. Se você ainda não entende muito bem sobre esse conceito, a primeira coisa a considerar é a maneira como diversas marcas disputam espaço para estarem associadas esses eventos.

Provavelmente, você já deve ter presenciado ou ouvido falar sobre ações de interação com o público nesses acontecimentos. E é justamente sobre este assunto que falaremos neste post. Confira a seguir alguns dos cases de maior sucesso do marketing de ativação!

O que é marketing de ativação?

Antes de apresentarmos os cases, é fundamental esclarecermos o conceito de marketing de ativação. Como se sabe, o marketing trabalha em diferentes frentes, entre elas está a ativação da marca. Podemos defini-la como uma estratégia promocional que utiliza variadas ferramentas, a fim de promover uma determinada empresa.

O objetivo maior é criar uma interação entre o público e a marca, o que pode ser feito tanto de maneira online quanto offline, reforçando assim a imagem da empresa perante esse potencial consumidor. Além disso, esse tipo de interação busca fugir do lugar-comum, afinal muitas marcas ainda adotam a propaganda e o merchandising tradicional para atrair as pessoas.

A importância dessa estratégia está ligada ao fato dela trazer não só mais confiabilidade, mas também mais intimidade e simpatia dos consumidores para com a marca. Essas características positivas promovem não só a fidelização, mas também permitem que haja um crescimento em vendas, algo fundamental em um mercado competitivo como o atual.

Quais os cases de sucesso do marketing de ativação?

A criatividade não tem limites quando se trata do marketing de ativação. Isso faz com que os cases desse tipo de ação sejam excelentes exemplos de interação com o público e tragam mídia para as empresas em questão. Confira a seguir algumas das ativações mais famosas dos últimos tempos!

1. Adidas

A Copa do Mundo é uma grande vitrine para as marcas que se associam a ela. Logo, o primeiro case desse texto não poderia ter outra relação se não uma das maiores competições esportivas do planeta.

A ativação neste caso ocorreu com a bola da competição, fabricada pela gigante dos esportes, Adidas. Durante os 64 jogos da Copa na África do Sul em 2010, a Jabulani, nome dado ao item esportivo, era o destaque nos inícios das partidas. O fato é que nunca se falou tanto em um objeto que, apesar de fundamental, não é o foco da competição.

O marketing em torno da bola não só chamou atenção para ela, mas também para a sua representatividade. Fato esse que levou à venda de mais de 50 milhões de unidades da mesma. Isso não só proveu a um maior reconhecimento da Adidas no mercado esportivo, como também mostrou o impacto que esses eventos têm sobre o público consumidor.

Quando grandes marcas apostam em um segmento que possui um dos maiores valores de marketing, a empresa que investe e patrocina deseja não só vendas expressivas, mas também o reconhecimento do público. Não foi em vão. Até hoje a Jabulani recebe comentários e acabou se tornando um item de colecionador.

2. Heineken

A Heineken é outro bom exemplo de cases de sucesso com marketing de ativação. A marca de cervejas, anualmente, promove ações ligadas a diferentes áreas, entre elas o futebol.

O Brasil é reconhecido como um dos países com mais apaixonados por essa modalidade esportiva no mundo. O crescente interesse dos brasileiros pelo futebol europeu fez com que a empresa buscasse uma ativação não só da sua marca, mas também promovesse uma das competições internacionais mais populares do mundo: a UEFA Champions League, da qual é uma das principais patrocinadoras.

A ativação aconteceu da seguinte forma: a empresa, no dia 3 de junho de 2017, final do campeonato, distribuiu, em 219 pontos de venda pelo país, copos personalizados para aquelas pessoas que comprassem combos de cerveja Heineken.

Como tem crescido o patrocínio a essa competição em específico, a marca ainda promoveu, em um dos ginásios do Ibirapuera, na cidade de São Paulo, uma festa com DJs e a transmissão ao vivo da final do campeonato. Mas não foi só isso. No ano anterior, ainda criaram uma ação entre casais durante o mesmo torneio, o que gerou um grande buzz de mídia.

3. Trident

A ativação não acontece somente para reforçar um produto já existente no mercado, diante dos consumidores, a estratégia também é bastante útil na hora de promover novos produtos. Quando uma marca faz isso em um grande evento, as chances de que o público-alvo seja atingido são muito maiores.

Foi o que fez a Trident no Lollapalooza de 2016. Para anunciar o novo Trident Fresh Limão Ice, a marca criou um stand gigantesco em formato de iceberg no evento, com um tobogã de 5 metros de altura. A ideia era unir o frescor do produto com o frio na barriga que o público, que vai aos shows, sente ao ver os seus artistas favoritos no palco, criando uma experiência única.

Como o público do festival, em sua maioria, é formado por jovens antenados em música, a marca decidiu apostar nessa iniciativa, já que os seus maiores consumidores conversam justamente com o que o Lollapalooza oferece.

4. Cacau Show

Com o objetivo de incentivar os consumidores a trocarem presentes e agir carinhosamente com os amigos no dia dedicado a eles, a Cacau Show investiu na considerada maior ativação de marketing da sua história.

A marca de chocolates, em 20 de julho de 2015, distribuiu um milhão de trufas para os clientes ao longo do dia. A ideia era criar não só mais fluxo de consumidores nas lojas e franquias da marca durante todo o ano, mas também incentivar a compra de seus produtos. Segundo a empresa, a ação foi um sucesso, o que a levou a promover outras ações de gentileza posteriormente.

Ao relatar esses cases, queríamos mostrar como é importante para as empresas estarem próximas do seu público, a fim de criar uma lembrança da marca. As maiores ações costumam estar associadas a eventos de grande porte, mas isso não impede que o negócio faça o seu próprio evento, como foi o caso da Cacau Show.

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