Patrocínio de eventos: por que escolher patrocinar um evento jovem?

Uma alternativa para impactar um volume expressivo de pessoas em curto espaço de tempo, o patrocínio de eventos tem muito potencial para as empresas. Mas é preciso ter alguns critérios para escolher de quais eventos participar e como a presença da marca será desenvolvida dentro deles.

Justamente por isso, desenvolvemos este checklist com dicas do que não pode deixar de ser analisado antes de fechar um contrato de patrocínio. Interessado? Continue lendo para descobrir se os eventos que está avaliando devem ser patrocinados ou apenas visitados!

A estratégia para o patrocínio de eventos

Antes mesmo de marcar uma reunião ou realizar os primeiros contatos para viabilizar o patrocínio, é preciso fazer a lição de casa. Então, revise o plano de marketing e identifique quais objetivos seriam beneficiados a partir da interação com grandes aglomerados.

Mesmo que o valor disponível não possibilite a presença em eventos de centenas de milhares de pessoas, considere os objetivos e o budget disponível para eventos menores, pois eles podem ser boas opções de custo-benefício.

Outra dica é verificar o cronograma anual para que as participações já acordadas ou os eventos próprios não entrem em conflito com as propostas de patrocínio.

O público participante

É imprescindível ter a informação sobre os perfis de participantes previstos para o evento — algo que seu organizador terá, com certeza. Por meio deles, será possível identificar se o perfil apresentado é o mesmo da persona da sua marca ou de potenciais clientes visados no planejamento estratégico da empresa.

Informações demográficas, a depender do tipo de produto ou serviço que comercializa, também são fundamentais. Elas podem ser o lançamento para uma praça pretendida ou aumentar o reconhecimento em uma região em que já opera.

Certifique-se, ainda, quanto às políticas e aos valores preservados pelo evento. Exemplo disso é a permissão de entrada de crianças ou de alimentos com os participantes ou de troca de titularidade de ingresso.

Verificar se eles convergem com os da empresa evita possíveis situações de desgaste da marca ao se associar a determinadas produções.

O tamanho e a exposição do evento

A quantidade de pessoas também deve ser avaliada, bem como a localização do estande, tendo em vista o fluxo de pessoas e as demais empresas próximas.

Leve em consideração que, por maior que seja a quantidade de participantes, a interação com a marca nunca chegará a 100%. Por isso, a fim de aumentar o awareness (reconhecimento da marca), verifique com o organizador a possibilidade de estar nos materiais de divulgação pré-evento.

Contudo, esteja preparado — nesses casos, as companhias que são divulgadas como apoiadoras tendem a investir um valor maior.

O estilo do evento

A natureza do evento determinará o tipo de abordagem a ser desenvolvida durante os dias de programação.

Se for voltado para capacitação, por exemplo, fechar uma parceria para ser um dos palestrantes é ideal, pois é a forma de ter maior visibilidade. Já no caso de feiras voltadas a negócios ou mesmo ao entretenimento, o plano de ação requer ideias diferentes.

Nesse sentido, o estilo do evento influenciará toda a comunicação do estande, os brindes a serem produzidos e até as pessoas do time a serem enviadas para a missão, pois elas podem ser alteradas conforme o perfil de abordagem desejado.

O cuidado com o orçamento

Como mencionado no primeiro tópico, é preciso saber o budget disponível para o patrocínio de eventos. Porém, mesmo que os valores propostos estejam dentro do orçamento da empresa, há outras questões a serem discutidas nesse tema.

Por isso, solicite ao organizador uma apresentação voltada ao investimento aplicado.

A ideia aqui é ter acesso a levantamentos baseados em anos anteriores, que tragam informações como valores em negócios fechados, número médio de atendimento por período e projeção de crescimento para a edição atual — índices interessantes ao se considerar a participação e os diferentes planos de patrocínio de eventos.

Consultando antigos expositores

As empresas que participaram de edições anteriores são as melhores fontes para a avaliação do investimento. Pesquise alguns nomes, entre em contato com elas e pergunte-lhes sobre:

  • pontos fracos e fortes da organização;
  • se o volume de atendimentos e negócios fechados foi maior ou menor do que a expectativa;
  • quanto o pós-evento impactou suas operações e resultados;
  • de quantas edições participaram e o que sentiram de diferente entre elas.

Aproveite a chance para saber ainda sobre as demais possibilidades de patrocínio de eventos, pedindo indicações e perguntando sobre o custo-benefício de cada uma.

Quanto à negociação com os organizadores, questione sobre as empresas com participação já confirmada. E, no caso de você ser informado sobre a presença da concorrência, não se intimide — esse é um sinal de que a programação é bem segmentada, e que o seu público potencial estará presente.

E uma dica extra: durante a participação, após o intenso volume de atendimento aos clientes, invista o tempo dos últimos dias de evento — que costumam ser menos movimentados — para conhecer outras empresas e ampliar a rede de contatos!

Enfim, podemos ver que o patrocínio de eventos é uma opção importante de ação de marketing. Para empresas pequenas, que não têm capital para promover eventos próprios, essa modalidade é um dos meios de reforçar o nome da marca.

A geração de leads também é um dos pontos de destaque, pois muitos contatos são gerados e se tornam negócio durante a própria feira ou pelo contato pós-evento — sem contar as pessoas que apenas veem a logomarca e fazem um contato posterior.

Então, se essa alternativa nunca foi explorada dentro do seu plano de marketing, está na hora de aderir!

Inclusive, vale lembrar que, segundo uma pesquisa da Ampro (Associação de Marketing Promocional), 46% das empresas consultadas já haviam aumentado as atividades de live marketing (em que o patrocínio se enquadra) no ano de 2016, e 62% delas prevêem aumentar o investimento nessas ações até 2019! Sem dúvida, não é algo a se ignorar.

Então, gostou do nosso post? Se ficou interessado em aproveitar esse mercado em potencial para divulgar a sua marca e conquistar mais clientes, entre em contato conosco para saber como realizar um patrocínio de eventos!

 

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