Por que apostar em eventos para relacionamento com público jovem?

As gerações X e Y, ou seja, pessoas que nasceram entre meados dos anos 1980 até o início dos anos 2000, hoje, são jovens adultos que já têm renda própria e movimentam a economia do país. Por esse motivo, investir no relacionamento com público jovem é algo importante para as empresas.

Dentro desse contexto, uma ideia interessante é investir ou patrocinar eventos que sejam segmentados e focados nesse público. A relevância dos eventos está muito relacionada ao branding, pois faz com que as pessoas vivam uma experiência positiva e relacionem essa vivência ao conceito da marca.

Para que você saiba como desenvolver eventos que serão um sucesso com o público jovem, elaboramos uma série de dicas que você pode pôr em prática no setor de marketing da sua empresa. Veja a seguir.

Descubra os gostos do seu público-alvo

O primeiro passo para criar um evento de sucesso é conhecer o público-alvo da empresa e, assim, traçar estratégias para atingi-lo. Para isso, é possível fazer pesquisas quantitativas, solicitar o preenchimento de questionários sempre que alguém finaliza uma compra etc.

Desse modo, se você é diretor de marketing de uma empresa fabricante de bebidas, como cervejas e refrigerantes, por exemplo, e perceber que o seu público gosta muito de bandas de Rock, pode criar ou patrocinar shows e festivais de música com essa temática.

Faça parcerias com influenciadores

Se antigamente eram os atores de novelas e apresentadores de TV que influenciavam o público jovem, na atualidade, essa função fica a cargo de blogueiros, youtubers e outras personalidades da Internet, que são conhecidos como digital influencers.

Essas pessoas têm muita popularidade nas redes sociais e uma comunicação muito próxima do seu público-alvo. Portanto, fazer parcerias para que os produtores de conteúdo digital divulguem o seu evento pode ser uma excelente forma de conquistar e engajar público.

Incentive a divulgação do evento nas redes sociais

Ao realizar um evento, é preciso ter em mente que a sua empresa não atingirá apenas as pessoas que estiverem presentes fisicamente no local, mas também os amigos desses participantes, que verão fotos e vídeos do acontecimento pelas redes sociais.

Para isso, é preciso que você promova ações que façam com que as pessoas divulguem conteúdo em suas mídias, como ter um espaço no local para tirar fotos, promover uma hashtag do evento, fazer concursos, como sorteios de brindes para quem for mais ativo nas redes etc.

Conte com a parceria de uma empresa especializada

Em seu livro “Eventos e cerimonial: simplificando as ações”, a pesquisadora Maria Lúcia Bettega demonstra a importância do planejamento e da organização dos itens que fazem parte de um evento, indo desde os apontamentos das primeiras ideias, passando pela organização dos ritos e do cerimonial, chegando aos registros finais.

Podemos perceber, portanto, que um evento dá muito trabalho e que uma pessoa sozinha, ou que não tenha expertise na área, não consegue dar conta de tudo. Por isso, contar com a parceria de uma empresa especializada é o melhor a ser feito.

De maneira geral, podemos dizer que estimular o relacionamento com público jovem por meio dos eventos é algo que trará muitos resultados positivos para a sua empresa, pois você mostrará que entende o seu público, que fala a mesma língua que ele e que está disposto a oferecer momentos agradáveis, que vão além da simples venda de um produto.

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