Saiba porque investir em marketing de experiência e comece já

Experiência e relacionamento são o foco das empresas que procuram aproximar suas marcas dos seus consumidores nos dias de hoje, principalmente os jovens. E o marketing de experiência é uma das principais ferramentas nesse sentido.

Existem grandes possibilidades para tornar sua marca mais relevante diante do público, com resultados duradouros e melhorias nos índices de satisfação dos clientes. Continue a leitura e entenda porque sua empresa deve investir na experiência e relacionamento com o consumidor o quanto antes!

O que é o marketing de experiência

Marketing de experiência, ou marketing sensorial, tem como objetivo principal transformar o simples ato de compra em uma experiência diferenciada para o consumidor, influenciando positivamente suas opiniões e respostas emocionais favoráveis à sua marca.

Em outras palavras, o marketing de experiência é responsável por identificar as emoções dos consumidores e alinhar seus produtos e serviços para atender às suas expectativas. Independentemente de mirar em um público jovem ou em uma parcela mais madura dos consumidores, vale a pena apostar no marketing de experiência para trabalhar a percepção da sua marca no mercado.

Vantagens do marketing de experiência

O marketing de experiência traz várias vantagens competitivas para empresas que adotam suas técnicas para se aproximar do mercado consumidor. Acompanhe algumas delas:

Mais valor percebido pelo consumidor em produtos e serviços

Hoje, produtos e serviços trazem consigo um fator subjetivo que está muito além da relação entre custo e benefício. O status de usar determinada marca, a ligação com algum momento especial da vida ou que está alinhado aos nossos valores emocionais são exemplos das experiências que o marketing sensorial se propõe  mas vai muito além disso.

Mais satisfação do cliente

Um dos principais benefícios que o marketing de experiência pode trazer é a melhora nos níveis da satisfação de clientes, o que impacta positivamente na reputação da sua marca, seja nas redes sociais, nos mecanismos de buscas e até mesmo nos canais especializados em reclamações de consumidores, que, muitas vezes, são o terror do atendimento ao cliente nas empresas.

Melhor presença de marca

O marketing de experiência tem o poder de aumentar a presença da sua marca no ambiente digital e também fora dele, através das repercussões trazidas pelas suas ações sensoriais. As pessoas adoram experiências positivas e gostam de falar a respeito delas. Nada é mais forte do que a palavra de advogados da sua marca para construir uma reputação positiva e duradoura.

Maior engajamento do público

Além de tudo isso, mais engajamento e feedback dos consumidores é obtido através do marketing de relacionamento, que dá ouvidos às opiniões das pessoas e busca maneiras de transformá-las em melhores produtos e serviços.

Experiência e relacionamento

Toda ação que tenha como foco elevar a experiência do consumidor ou aproximar seu relacionamento com a marca pode se considerada como marketing de experiência. Já sentiu um perfume gostoso ao entrar em lojas de roupas?

A preocupação com a vivência das pessoas relacionadas à sua marca reside em detalhes como esses, e pode ir muito além, pois cada negócio tem as suas particularidades e características que podem ser exploradas para causar um impacto positivo nas pessoas.

Carros de marcas luxuosas costumam fazer da entrega do veículo um pequeno evento, incluindo pequenas cerimônias regadas a mimos e champagne francês. No seu negócio, descubra como causar sensações positivas, fazendo o cliente se sentir importante e especial.

Mas não só isso: utilize eventos para concretizar os conceitos relacionados à sua marca e estreitar os laços com o seu público. Procure associar sua empresa às causas alinhadas ao perfil do seu consumidor, atribuindo valores baseados em sentimentos para que as pessoas se identifiquem com eles.

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