Vale a pena usar memes de internet na comunicação com jovens?

Uma empresa que tem como meta investir na comunicação por meio do marketing digital precisa compreender quais são os assuntos que mais atraem participação. Caso não tenha reparado ainda, os memes de internet são um recurso ousado e cativante.

Para conquistar potenciais consumidores na web é importante saber a opinião do público jovem e trabalhar em cima dessa realidade. Afinal, quando uma marca quer presença de mercado é preciso atentar às tendências.

Será que os memes cabem na sua estratégia de marketing? Leia nosso conteúdo até o fim e descubra maneiras de usá-los na sua comunicação.

Afinal, o que são memes de internet?

Embora pareça que os memes sejam atuais, o termo teve origem lá na década de 1970 com o cientista Richard Dawkins, autor do livro “O Gene egoísta”. Dawkins contextualiza o meme como uma informação que tende a se propagar entre as pessoas, assim como acontece com o gene humano.

Um rascunho dos memes que conhecemos hoje começou a ser criado no final da década de 1990 no blog Memepool. Nele os usuários tinham a liberdade de postar links e compartilhá-los com outras pessoas.

Qual a diferença entre meme e viral?

Apesar de ambos terem a característica da repercussão instantânea e exponencial em vários lugares da internet — e até fora dela — há diferenças entre os dois tipos. Você vai observar que, no marketing digital, o meme não é considerado um viral, porém o viral pode se transformar em um meme.

Basicamente, quando você encontra um rage comics, uma imagem meiga, citações de artistas, fotos inspiradoras ou vídeos engraçados e replica essa informação, temos então um viral. Por outro lado, se ao compartilhar houver uma releitura do contexto ou uma imitação fazendo referência, podemos dizer que é um meme.

Quais os benefícios de usar os memes?

Dentro da sua estratégia de marketing, a utilização de posts contendo algum meme de internet pode ser uma excelente oportunidade de o nome da sua empresa ter um posicionamento melhor diante das concorrentes e ter resultados melhores nas vendas.

Quando o público jovem identifica uma comunicação desse tipo, a tendência é que haja comentários, a marcação dos amigos e o compartilhamento entre as várias mídias sociais. Além disso, essa é uma tática que pode trazer um alcance orgânico para o site da empresa sem precisar contar com as ferramentas para impulsionamento.

Quando e como é feito o uso dos memes na estratégia de marketing?

Antes de colocar qualquer conteúdo voltado para entreter, informar e divertir a geração Z, veja se a mensagem colocada está coerente com o posicionamento da marca. É fundamental que não haja ofensas dentro do meme, pois dependendo do contexto pode trazer sérios problemas para a reputação do seu negócio.

Se o tipo de linguagem combina com o ramo que atua e proporcionará uma boa conversa com o seu público, vale a pena investir nessa estratégia. Saiba usar o meme no momento certo e monitore o que as pessoas estão comentando sobre esses posts, pois será importante na hora de analisar as métricas e realizar novas ações.

Quais empresas tiveram sucesso com o uso de memes?

Provavelmente, você já deve ter percebido que as marcas estão ligadas no que está acontecendo na internet e usam com frequência os memes para atrair os consumidores. Ótimo exemplo disso é o canal de conteúdo streaming Netflix, que geralmente interage com seus usuários nas redes proporcionando conversas hilárias.

Outras empresas também souberam usar esse recurso com muita eficiência, tais como a OLX e o “Eita, Giovana! ”, o Giraffas e os óculos do meme “Turn down for what” e a Amanco que citou a Gretchen, considerada a rainha dos memes.

Em resumo, os memes de internet são uma interessante fonte de conteúdo visual que pode servir para transmitir os objetivos da sua empresa de maneira mais leve e compatível com aqueles que dominam o mundo digital, os jovens.

Que tal transformar esse texto em um viral? Compartilhe o post em suas redes sociais e ajude seus amigos a ficarem por dentro do tema! 

 

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